quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

A origem da música- Parte 3

Durante a Idade Média, mais precisamente no século XI, o movimento literário e poético chamado de ''Trovadorismo'' originou as cantigas, que inspiradas na Antiguidade Clássica, eram constituídas por poemas cantados com auxílio da voz e outro instrumento, como viola, lira, harpa, flauta, alaúde, etc. Essas cantigas, apresentadas em jograis, tinham como tema, o amor cortês por alguém intocável (cantiga de amor), a glorificação da natureza como uma personificação do sentimento real por uma outra pessoa(cantiga de amigo), críticas indiretas ou diretas e de cunho zombeteiro (cantigas de escárnio e maldizer).

Ademais, o ápice da fé na Idade Média, proporcionou que a igreja tivesse uma grande influência sobre as produções musicais da época. Com isso, nasceu o famoso canto gregoriano que era cantado em latim e por isso, sua composição era pouco acessível às camadas populares, que eram formadas por uma maioria analfabeta e que preferiam falar em um dialeto informal (mais tarde, dará origem às línguas nacionais).

A ascensão do Renascimento promoveu o surgimento de músicas universais, compostas na língua nacional (própria) do artista e não em latim, atingindo assim, a população em geral. A música Barroca, fazendo jus ao estilo literário, era mais rebuscada, mais dramática e complexa, com ela surgiu a ópera musical.Posterior ao Barroco, veio a música clássica que é bastante reconhecida atualmente graças às composições de Beethoven e Mozart. Apesar de ser considerada elitista, foi devido à música clássica que surgiram os conceitos ''orquestra'', ''sinfonia'' e ''sonata''.
A fim de contrariar a fôrma que imperava no período, o Romantismo na música, tal como na literatura, idolatrava a liberdade na concepção musical e na sua estrutura. O conteúdo das composições românticas tinham como essência a expressão exacerbada de emoções e críticas. Foi com o Romantismo que surgiu a música nacionalista, folclórica.
Portanto, conclui-se que a música contemporânea fez, e faz, parte de uma seleção e adaptação. A música é recriada de geração em geração, influencia e é influenciada por diversas sociedades, assim como qualquer outro aspecto do ser humano, é complexa e mutável, evolui diariamente para refletir os anseios do homem e deixar a marca de uma história, de um tempo, de uma vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário